O art advisor João Carlos Villela apresentará a palestra ‘Arte Contemporânea e Antroposofia em Diálogo’, nesta sexta-feira, dia 07 de fevereiro de 2025, a partir das 19h, no Espaço Cultural Rudolf Steiner, localizado em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.
Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, a palestra de Villela, tem como foco aumentar as possibilidades de contato do público com o mercado de arte contemporânea, de forma acolhedora, criando conexões com as experiências de cada um, independentemente do grau de vivência com a arte contemporânea. Na ocasião será inaugurada a Exposição “Nos Braços do Violeiro”, do desenhista e músico Yuri Garfunkel, com curadoria de Villela.
“Dessa forma, os interessados em participar dessa palestra não precisam ter conhecimento sobre arte contemporânea, o mercado de artes nem antroposofia. Meu objetivo com essa série de palestras nomeada ‘Diálogos’ é criar uma conversa, aproximando os temas abordados, visando superar o distanciamento que pode existir entre público e as estéticas artísticas contemporâneas, aumentar o número de referências e ampliar o entendimento da transformação estética ocorrida da década de 50 aos anos atuais”, explica o art advisor.
Fundador da Ponte Advisory, consultoria especializada em colecionismo e gestão de carreiras artísticas, o paulistano que atualmente vive em Hamburgo, na Alemanha, atua há 14 anos no mercado de arte contemporânea, junto a galerias, artistas, colecionadores privados e instituições como instituições como Sesc-SP, Centro Universitário Maria Antônia, Funarte e Instituto Tomie Ohtake. Villela, ex-aluno Waldorf, conta que a iniciativa de promover a palestra ‘Arte Contemporânea e Antroposofia em Diálogo’ surgiu a partir de conversas com membros do Espaço Cultural Rudolf Steiner.
“Cresci dentro desse contexto e sempre estive conectado com esse mundo antroposófico. Então a palestra acontecerá em um ambiente que tem relação com a memória afetiva, que remete à minha formação e a muitos momentos diferentes da minha vida ligados a esse espaço que é a sede da Sociedade Antroposófica no Brasil. Isso gera uma felicidade imensa e uma grande responsabilidade”, declara Villela.
Programação
A palestra ‘Arte Contemporânea e Antroposofia em Diálogo’ será seguida de um bate-papo entre o art advisor e o público presente. Na ocasião será inaugurada a Exposição “Nos Braços do Violeiro”, do desenhista e músico Yuri Garfunkel, com curadoria de João Carlos Villela. A mostra reúne as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais de Garfunkel.
Entre fevereiro e setembro de 2024, a exposição dos originais do livro “A Viola Encarnada” circulou pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Circulação) por 6 cidades do Estado de São Paulo: Casa Lebre (Bragança Paulista); Museu do Folclore (São José dos Campos), Centro Cultural Casarão – Festival Viola da Terra (Campinas), Museu Magma (Botucatu) e Centro Max Feffer – Museu Tião Carreiro (Pardinho) e Instituto Elpídio dos Santos (São Luiz do Paraitinga).
“Agora a exposição retorna à São Paulo. Fico muito satisfeito em ter a exposição recebida pela Sociedade Antroposófica. Me formei na Escola Waldorf, no ano 2000, e 18 anos depois, quando eu trabalhava no projeto do livro, nosso saudoso professor Luzius Zaeslin, mestre da pintura antroposófica, me orientou nas aquarelas do livro, que é dedicado a ele. E seu filho, meu compadre e professor Mathias Zaeslin, me ajudou a finalizar as aquarelas que agora poderão ser apreciadas na Sociedade. Feliz pelo evento ter a palestra do curador, meu parceiro João Carlos Villela”, declara Yuri Garfunkel.
Com entrada gratuita, a exposição ficará em cartaz até dia 20/03. A visitação acontece de segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados, das 09h às 15h.
Recursos de acessibilidade
Para propiciar uma imersão na HQ como um todo, a exposição disponibiliza áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira. O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile. Por ser uma exposição multidisciplinar sobre um instrumento singular que marca a nossa história musical, um dos objetivos dos idealizadores é compartilhar o conteúdo com um público diverso, inclusive estudantes, universitários e grupos de idosos e outros interessados. “Essa é uma exposição que mescla Arte Contemporânea, História em Quadrinhos e Música Caipira, por isso a intenção em cada uma das 6 cidades por onde passamos é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais de cada um desses campos”, explica João Carlos Villela.
O palestrante
João Carlos Villela: Art advisor, ex-aluno Waldorf, cursou História na USP (Universidade de São Paulo), e aprofundou-se em História da Arte com o crítico e curador Rodrigo Naves. Paulistano, residente em Hamburgo, Alemanha, atua há 14 anos no mercado de arte contemporânea, junto a galerias, artistas, colecionadores privados e instituições como o Sesc-SP, o Centro Universitário Maria Antônia e o Instituto Tomie Ohtake. Entre as mais de 30 exposições que produziu estão as de artistas visuais como, Ana Prata, Claudio Mubarac, Elisa Bracher, Fabio Miguez, Oswaldo Goeldi, Paulo Monteiro e Sergio Lucena. Trabalhou como diretor de vendas na Galeria Mezanino, no projeto de reposicionamento de mercado e reestruturação do time de artistas, atraindo novos colecionadores, através de ações que desenvolveu, como por exemplo a Mostra de Performance Movimenta#1. Fundou em 2016 seu escritório Ponte Advisory com atuação no Brasil, EUA e Alemanha. Em 2018 concebeu e curou a exposição coletiva Campo para o Exercício da Liberdade na FUNARTE-SP. Curou também exposições no Sesc-Rio Preto, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, Matilha Cultural e A7MA Galeria, entre outros espaços. Através da consultoria preparou clientes para serem aprovados em seleções, prêmios, editais e residências, como o palco do Instrumental Sesc Brasil, ProAC, Lei Aldir Blanc, Dumbo Improvement District NY, Brooklyn Bridge Park, Art Gaysel Provincetown, e Black Mountain School Residency.
A Consultoria: Ponte Advisory é uma consultoria especializada em colecionismo, gestão de carreiras artísticas e aproximação entre o público leigo e as artes visuais. Atua no acompanhamento estratégico e inserção comercial de negócios criativos, além da produção e gestão de eventos. Tem como missão ampliar o mercado de arte, promovendo o contato e estreitando os laços entre as diversas instâncias do sistema das artes: público, artistas, colecionadores, curadores, galerias, instituições não comerciais, entre outras. Ao mesmo tempo, acredita no desenvolvimento pessoal de seus clientes, ajudando-os a focar em seus objetivos, entender seu gosto individual e criar diálogos com as múltiplas trajetórias estratégicas possíveis.
Serviço:
Palestra ‘Arte Contemporânea e Antroposofia em Diálogo’ com art advisor João Carlos Villela
Data: Sexta-feira (07/02), a partir das 19h
Local: Espaço Cultural Rudolf Steiner
Endereço: Rua Fraternidade, 156, Santo Amaro, em São Paulo, (próximo à estação Alto da Boa Vista do metrô) Entrada gratuita
Informações: +49 172 5832904 / [email protected]
Instagram: @joaocarlosvillela
Linked In: João Carlos Villela
Abertura da exposição Nos Braços do Violeiro Data: 07/02, (sexta-feira), às 19h Exposição em cartaz até 20 de março. Horários de visitação: segunda a sexta, das 08h às 18h/ sábado, das 09h às 15h – Entrada gratuita
EBF Comunicação 11 99189-0354 [email protected] ebf.comunicacao